Como Começar no Marketing Digital do Zero? (Guia Completo)

Este artigo vai te ajudar a aprender como começar no marketing digital do zero! Irei passar dicas para iniciantes, pois quero facilitar toda a sua jornada.

Digo isso porque, quando eu comecei com o marketing de afiliados, eu sofria muito com a overdose de informações.

Eu não fazia a mínima ideia de como funcionava a Hotmart, Monettize, Eduzz, ou qualquer outra plataforma de afiliados. Muito menos como um afiliado iniciante poderia fazer a primeira venda na internet.

Portanto, se você quer saber mais sobre como começar no marketing digital e vender como afiliado, continue a leitura e descubra agora de que forma o marketing digital funciona!

Inclusive, eu também preparei um curso de marketing digital grátis, onde eu explico isso e muito mais de forma bem mais detalhada… Se quiser se cadastrar gratuitamente, basta clicar no banner abaixo:

BANNER CURSO GRÁTIS - Como Começar no Marketing Digital do Zero? (Guia Completo)

Primeiro Passo de Como Começar no Marketing Digital

Para começar como afiliado, é importante saber o que é marketing digital e como ele funciona. Por exemplo, você sabe como funciona a Hotmart ou Monetize? Na primeira plataforma citada, trabalha-se apenas com produtos digitais para serem divulgados.

Dessa forma, pode-se encontrar cursos, ebooks e muitos outros. Já na segunda opção, encontra-se desde infoprodutos até predileções físicas.

Além dessas plataformas, também há várias outras que você pode usar para divulgar como afiliado. Caso você ainda não tenha conta, clique nos links abaixo para conhecer e fazer o seu cadastro:

O mercado é baseado em um triângulo: clientes, afiliados e produtores. Os clientes comprarão o produto oferecido, os afiliados são as pessoas que fazem a divulgação e os produtores aqueles que criam algo para ser oferecido.

Um afiliado irá receber comissões por cada venda que realiza. Esses valores podem acabar variando muito. Por exemplo, em alguns a comissão chega em 90% do valor total do produto e em outros produtores, será apenas de 10%.

Design sem nome 7 - Como Começar no Marketing Digital do Zero? (Guia Completo)

Entenda os Tipos de Afiliações

Em suma, existem 3 tipos de afiliações diferentes entre si: aberta, fechada e oculta.

Na aberta, assim que você pede para se afiliar, o pedido já é aprovado. Não precisa esperar nenhuma análise para isso. Dessa forma, qualquer pessoa pode chegar e se filiar a ele.

Quando falamos do tipo fechado, o produtor irá analisar seu pedido de afiliação e decidirá se aprova ou não. É muito comum que nesta categoria, algumas pessoas não consigam se tornarem afiliados.

Geralmente, são pedidos alguns critérios específicos que devem ser compridos para que consiga ser aprovado.

Falando agora da opção oculta, que é a menos conhecida. Nela, não é possível encontrar o produto diretamente nestes canais citados. 

Então, se você encontrar algum na internet que desejar se afiliar e não aparecer nas plataformas, deve-se procurar o produtor de maneira particular e solicitar.

Aberta Fechada Oculta - Como Começar no Marketing Digital do Zero? (Guia Completo)

 

Segundo Passo: Como Começar no Marketing Digital e Entender os Cookies?

Aprender como começar do zero no marketing digital e ganhar dinheiro na internet pode ser mais difícil do que parece. Foi exatamente por isso que desenvolvi esse marketing digital curso gratuito. E sabe o que eu sinto a necessidade de te falar e que muita gente não presta atenção?

BANNER CURSO GRÁTIS - Como Começar no Marketing Digital do Zero? (Guia Completo)É que qualquer produto tem um tempo de cookie. Ou seja, um tempo que seu link de afiliado irá valer e você vai ganhar as comissões. Alguns podem ser infinitos, mas é um pouco mais raro. Em média duram de 60 a 180 dias mas existem os infinitos. 

Dessa forma, se você se cadastrar em um que demora 180 dias e vender algo depois de 181 dias, a comissão já não será mais sua. Esse aviso é muito importante para quem trabalha com blogs: a atualização dos artigos é essencial.

Vale ressaltar que se um cliente clicar em seu link de afiliado e depois de uns dias comprar diretamente do produtor, você também receberá sua comissão.

Aberta Fechada Oculta 2 - Como Começar no Marketing Digital do Zero? (Guia Completo)

Terceiro Passo: Escolher um nicho lucrativo para divulgar

Existem inúmeros temas e nichos para que você divulgue. Mas, os maiores deles são: dinheiro, saúde, relacionamentos e hobbies.

Se você ainda tem dúvidas a respeito da escolha do nicho para vender como afiliado na Hotmart (ou em qualquer outra plataforma), eu recomendo que você leia esse artigo aqui, onde eu te ajudo a escolher um bom nicho.

No entanto, o ideal é que escolha uma área que goste, tenha conhecimento e que também seja capaz de ser lucrativa.

BLOG escolhernichos 670x419 1 - Como Começar no Marketing Digital do Zero? (Guia Completo)

Quarto Passo de Como Começar no Marketing Digital: Escolha um Produto que Venda!

Existem produtos que, por mais que você faça absolutamente tudo correto, eles não vendem! Portanto, é muito importante que você escolha um produto sabiamente.

Se você quiser aprender mais sobre como escolher um bom produto para vender como afiliado, recomendo fortemente que leia esse artigo aqui, onde eu me aprofundo mais sobre o assunto.

nicho afiliados - Como Começar no Marketing Digital do Zero? (Guia Completo)

Quinto passo: Saiba Como Divulgar o seu Link de Afiliado

Existem inúmeros cursos de marketing digital que não ensinam como divulgar o link de forma adequada. Isso porque não podemos simplesmente copiar e colar em qualquer rede social.

Muitas pessoas acabam desistindo de uma compra porque o link não parece atraente. Portanto, para o marketing digital 2020 já existem formas de encurtar o link de afiliação e até mesmo para mudar ele.

Se você tem um site, pode baixar no seu WordPress o Pretty Link e deixar ele com o seu domínio, parecendo mais profissional e fazendo com que os clientes se sintam confiantes.

No meu marketing digital curso, te ensino a como trackear o seu link. Por exemplo, para descobrir de onde as vendas estão surgindo e descobrir como melhorar:

BANNER CURSO GRÁTIS - Como Começar no Marketing Digital do Zero? (Guia Completo)

É muito importante realizar esse processo quando se vende em mais de um local e deseja descobrir qual local te traz mais lucros.

Design sem nome 3 - Como Começar no Marketing Digital do Zero? (Guia Completo)

Sexto Passo: Como começar no marketing de afiliados e usar as Fontes de Tráfego

Resumidamente, existem duas formas para você atrair as pessoas para divulgar o produto: tráfego pago e o tráfego orgânico.

No tráfego pago, como o próprio nome já diz, você precisa investir o seu dinheiro para receber um retorno. As principais formas de divulgar como afiliado no tráfego pago são: o Facebook Ads e o Google Ads.

No Facebook Ads, você pode usar segmentações por públicos nos seus anúncios para que o Facebook encontre as pessoas certas para comprarem de você.

Já no Google Ads, a forma clássica de se anunciar é através da rede de pesquisa, onde você cria os seus anúncios por palavras-chave para pessoas que estão ativamente pesquisando por algo no Google.

Em ambos os casos, você precisa estudar muito bem para não perder muito dinheiro anunciando, beleza?

Já no tráfego orgânico, não se investe dinheiro. Por outro lado, você investe o seu tempo em criar conteúdo para conseguir atrair as pessoas.  As principais formas orgânicas hoje são: Blogs, Youtube e Instagram.

Em suma, no orgânico você precisa criar conteúdo, posicionar esse conteúdo com técnicas de SEO para atrair as pessoas e depois formar uma audiência.

Design sem nome 4 - Como Começar no Marketing Digital do Zero? (Guia Completo)

Sétimo passo: Escolha o tipo de divulgação

Onde você deseja divulgar o seu produto? Prefere fazer um post em que ao clicar a pessoa é redirecionada para a página de vendas (direta) ou para um outro local?

A grosso modo, você pode trabalhar com dois modelos de divulgação: a venda direta ou para listas.

A venda direta se baseia em usar as fontes de tráfego (aquelas mencionadas no passo anterior, como Instagram, Blog, YouTube, Ads, etc.) para atrair as pessoas e mandar direto para uma oferta. Ou seja, a pessoa clica em um link e já é direcionada para a página de vendas do produto.

Por exemplo: você pode fazer um anúncio no facebook ads para a pessoa clicar e ir direto para a página de vendas. Nesse caso, é tráfego direto.

Já a segunda opção é você trabalhar com listas. Aqui, você usa as fontes de tráfego para atrair as pessoas para uma lista e somente depois mandar alguma oferta. Você pode criar essas listas através de e-mail, WhatsApp, Telegram ou Manychat.

Nessa opção de criar listas, apenas depois de criar relacionamento é que as vendas geralmente acontecem. Nutrindo e informando o cliente, faz com que fique mais confiante para comprar seu produto. 

Em resumo, você pode divulgar com os modelos abaixo:

  • Fontes de Tráfego (Instagram, Blog, YouTube, Ads, etc.) → para uma Oferta (página de vendas) 
  • Fontes de Tráfego (Instagram, Blog, YouTube, Ads, etc.) → para uma Lista (E-mail, Whatsapp, Telegram, Manychat) → para uma oferta (página de vendas) 

Portanto, pesquise mais sobre o cliente para saber como ele irá reagir ao ser exposto nas diversas formas. Passe a utilizar aquela que mais te trazer conversões. 

Design sem nome 5 - Como Começar no Marketing Digital do Zero? (Guia Completo)

Mapa Completo de Como Começar no Marketing Digital

Contei com mais detalhes no vídeo abaixo, onde eu dou uma aula completa e grátis de como começar no marketing digital do zero. Assista e descubra como ganhar dinheiro em casa trabalhando com a internet:

Ah… E não se esqueça de se inscrever no meu canal! Lá eu passo várias dicas de marketing digital, bem passo a passo e de graça! Estou te esperando lá!

Inclusive, se você quiser aprender mais sobre marketing digital Hotmart, recomendo fortemente que você faça o meu curso online de marketing digital para afiliados. É totalmente gratuito!

BANNER CURSO GRÁTIS - Como Começar no Marketing Digital do Zero? (Guia Completo)

Espero que o conteúdo tenha te ajudado a começar do zero no marketing digital

Até o próximo post!

15 Comentários


  1. Gabi Cervantes é maravilhoso as suas explicações eu estou fazendo o curso fórmula negócio online é estou gostando muito conheci esse negócio online com você é já agradeço muito pelo carinho que você passa pras pessoas falando do que você já aprendeu outra coisa eu ainda quero ir mais adiante do curso fórmula negócio online pra mim ficar mais confiante ai vou pegar aquela estratégia de começar a vender como afiliado no Google ads pelo passo a passo que você fez é ainda mandou baixar o PDF vou começar dessa forma eu estou confiante que com ajuda de Deus também eu vou conseguir muito obrigado por tudo é que o Senhor Deus possa ter abençoa muito mais é mais.

    Responder

  2. Sem dúvidas uma das melhores formas de começar no Marketing Digital, apliquei em TODA minha estrutura e está SUPERANDO minhas expectativas (primeira venda em menos de 2 meses) isso não é normal não! principalmente para quem começa com tráfego orgânico…!!!

    Responder

  3. Olá Gabi, eu comprei o Tema Épico para blog através da sua indicação, e você citou que oferece um bônus para quem comprar pela sua indicação, como faço para receber esse bônus.
    inclusive estou meio confuso, com dificuldades na criação do meu blog

    Responder

    1. Opa, tudo bem? Primeiramente, obrigada por confiar no meu trabalho <3
      Esses Bônus chegam automaticamente para você por e-mail depois do período de garantia do produto. Se não me engano, a garantia do Épico é de 30 dias, então vai chegar depois desse período. Abraços!

      Responder

  4. Ótimo seus artigos como sempre.
    Dei uma última chance para o Marketing Digital pq comecei a acompanhar o teu trabalho. Muito obrigada pelas dicas Gabi!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *